Quem sou eu

Minha foto
Umuarama, PR, Brazil
Desenho, Design e Artes Visuais.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Caricaturas (Caricature)

Ok! Fazer retratos realistas é muito difícil!
Temos que ser extremamente observadores, captar com exatidão como a luz incide sobre a face. 
Não podemos errar um único milímetro na relação de proporção entre o buraco do nariz e a sombra sob a boca, que mudamos a cara da pessoa.

Fazer caricaturas é mais fácil. E mais divertido também!

Um Einstein rabiscado num canto de uma folha de sulfite.
O que é caricatura?
A caricatura possui um cunho satírico, embora nem sempre cômico. Tudo indica que se faz caricatura desde a antigüidade. Blogs e Sites especializados em caricaturas dizem que há exemplares em afrescos gregos, romanos e até mesmo um papiro de Ramsés II com orelhas de burro no museu de Turim. Não encontrei nada disso numa pesquisa rápida, então peço ajuda aos leitores para me ajudarem a checar as informações.

Como se difundiu?
A invenção da litografia, no final do século XVIII, contribuiu bastante para a divulgação da caricatura. Logo em seguida surgiram os primeiros periódicos dedicados à arte, entre os quais o semanário La Caricature (1830) 


Imagens da revista La Caricature
Como é feita?
A caricatura pode ser feita com o exagero dos traços ou das características dos caricaturados, ou com a simplificação dos traços.

Um amigo meu, que é veterinário.


Tom Cruise

Doc House
Algumas caricaturas ficaram muito famosas e são imensamente reproduzidas, como esta abaixo do Charles Darwin.

Caricatura do Charles Darwin, de 1871.
Fora os grandes artistas, alguém vive disso?
Se você buscar por Caricatura na Internet vai encontrar um monte de sites de artistas que fazem caricaturas para casamentos como modo de ganhar a vida. Essa aí eu fiz para um casal de amigos meus, que por sinal faz muito tempo que não vejo.

Caricatura que também foi "presente" de casamento.

Tem gente que trabalha para quadrinhos de sátira, como a revista MAD. Tem gente que publica diariamente charges em jornal satirizando políticos, personalidades, etc. Normalmente quem vive disso está ligado ao mercado editorial.

Charge é caricatura? E Cartum?
Alguns autores consideram a caricatura a mãe da charge e do cartum, pois a charge também exagera características de pessoas ou animais, ou humaniza animais ou animaliza pessoas.



Por hoje é isso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário