Quem sou eu

Minha foto
Umuarama, PR, Brazil
Desenho, Design e Artes Visuais.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Rendering...

O termo inglês "Render".
    Rendering  ou  Render (no Brasil, lê-se "rênder", com o primeiro "e" tônico) são expressões inglesas que, no Brasil, referem-se principalmente aos métodos de obtenção de uma imagem gráfica. Utilizado sobretudo para o design de produtos, publicidade e arquitetura. O termo refere-se tanto a geração de imagens através de técnicas tradicionais de desenho, como para imagens geradas por processos eletrônicos. Na ramo de desenhos Animados o termo refere-se quase exclusivamente a obtenção de animações com técnicas computadorizadas. Ainda é utilizado na indústria de áudio, também para técnicas computacionais. O verbo "to render" significa fazer, tornar, produzir, elaborar.


Imagem modelada e renderizada com o auxílio do software Blender , finalizada no Corel PhotoPaint.
Utilizada para folder de divulgação de obra arquitetônica.




Feito a mão ou feito no PC
       Com o avanço e, prioritariamente, com a popularização da computação gráfica, as técnicas manuais de renderização*  puseram de lado as técnicas artísticas com materiais tradicionais para representação de produtos. Entretanto o desenho à mão ainda é vantajoso na concepção, sobretudo no que diz respeito a velocidade. Quanto mais orgânica a forma do produto, mais difícil torna-se para obter um resultado satisfatório utilizando computação gráfica.
______________________________________
*Neologismo utilizado desde os anos 80, portanto, antes da popularização da computação gráfica.

Antes da Computação Gráfica
       Posto, abaixo, alguns desenhos de produtos que fiz através de técnicas manuais no final dos anos 1980 e início dos anos 1990.

Perspectiva expandida (ou explodida) de um aparelho telefônico.
Aquarela e pastel seco sobre papel Canson. Detalhes traçados com caneta nanquim.
Para contornos definidos as formas foram recortadas e sobrepostas através de colagem.


Painel de um veículo automotivo. Para dar o efeito de "grande angular" o desenho foi feito com o auxílio de curvas francesas. A pintura é uma mistura de lápis de cor, aquarela e pastel seco. As linhas brancas foram traçadas com tinta guache depositada em um tira-linhas.

A lanterna foi obtida com a mesma técnica do desenho anterior.
O fundo preto é papel colorido
O desenho foi recortado e colado sobre ele.

Materiais Tradicionais
       Tradicionalmente os materiais utilizados para rênderes manuais são aquarela, guache, lápis de cor, canetas e marcadores hidrográficos. Uma técnica bastante simples é a do lápis de cor aquarelado. O desenho da tesoura abaixo foi obtido em apenas 10 minutos. Para se obter esse objeto através de computação gráfica iria se perder um bom tempo para adicionar iluminação e texturas adequadas. Sem falar no tempo despendido para a modelagem.

Tesoura desenhada a grafite e colorida com lápis de cor aquarelado.
Foi desenhada para uma aula sobre técnicas de representação.

Processo de elaboração do desenho.


Softwares para Renderização
       Além da evolução da computação gráfica, um novo fenômeno facilita a vida de quem quer trabalhar com ilustração. Depois dos softwares caros para o tratamento de imagens e dos caríssimos para modelagem tridimensional, surge uma onda de softwares gratuitos. Isso é possível principalmente devido a dois fatores:

       1° Empresas que liberaram o código fonte de seus programas por motivos ou de baixa lucratividade, ou de encerramento das atividades ou até mesmo por não concordar com preços abusivos. A comunidade mundial de programadores e usuários da internet, através de fundações ou ONGs, aperfeiçoa constantemente estes programas, chamados de open source (de código aberto, em uma tradução consagrada)

       2°  Proprietários de software que decidiram obter lucro não através de licenças de programas, mas de publicidade ou oferecendo um programa básico como chamariz para um programa mais sofisticado, pago. São os programas gratuitos de proprietários  - também chamados de sharewares ou freewares.

Programas Gratuitos
       Selecionei os que considero os melhores disponíveis. Para baixar, basta procurá-los em seu site de buscas preferido:
• Blender (open source) - modelagem, renderização e animação tridimensional sofisticada;
• Gimp (open source) - tratamento de imagens;
• Inkscape (open source) - ilustração vetorial;
• SketchUp (freeware, propriedade da Google) - modelagem tridimensional simples, porém profissional.

       Deixo, ainda, a sugestão de um software para desenho técnico em 2D:
• Draftsigth (freeware, propriedade da Dessault Systemes) - modelagem bidimensional, do tipo CAD.

Até a próxima.
Claudio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário