Quem sou eu

Minha foto
Umuarama, PR, Brazil
Desenho, Design e Artes Visuais.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Arts & Crafts

Bom dia

Hoje quero tratar do movimento Arts & Crafts.

"Arts and Crafts" significa "artes e ofícios". O movimento, que ocorreu durante a Revolução Industrial, tenta valorizar o designer-artesão em oposição à produção industrial, retomando a ideia das guildas medievais de mestres e aprendizes.

Willian Morris, agitador social e artesão-projetista, não estava satisfeito com os rumos da civilização durante a revolução industrial, na inglaterra Vitoriana  e foi o líder do movimento.

Rascunho a lápis do retrato de Willian Morris


Revivalismo gótico.
       Morris foi influenciado pelas ideias de August Pugin, um dos precursores do movimento neogótico, e do escritor Ruskin. O revivalismo gótico estava de certa forma alinhado ao movimento romântico. O Arts and Crafts segue a mesma linha.
       Para Morris, na idade média se produzia ao mesmo tempo um objeto útil e uma obra de arte. 
Uma mesa neogótica elaborada por August Pugin.
Sociedade Pré-Rafaelita
       Morris e seus correligionários participavam de uma sociedade secreta, denominada Sociedade Pré-Rafaelita, em referência ao expoente do renascimento Rafal Sânzio. A linha ideológica - evidentemente romântica - era retomar o mundo a partir de antes do renascimento, considerado pelos membros da sociedade pré-rafaelita um movimento pagão, que resultara na cruel sociedade industrial em que se encontravam.

Mobiliário
       O móvel dos seguidores de Morris apresenta características tanto góticas quanto românicas, às vezes até rústicas. Os seguidores do movimento também não apreciavam os produtos neoclássicos, diretamente herdados do renascimento. Também não gostavam do luxo exagerado empregado na maioria do mobiliário da era vitoriana.


Cadeira de Hugh Baille Scot

Banquinho neogótico
de John Hofamann



Detlahe de uma cadeira neogótica,
elaborada por  Bruce Talbert
Willian Morris fundou a Morris and Co. (em operção até hoje) para vender seus produtos, principalmente móveis.


Cadeira butterfly, projetada por Taylor.

Cadeira elaborada por Willian Burgess

Produto da Morris and Co.




O Arts and Crafts é considerado o primeiro movimento de Design. Sua atuação teve ramificações na arte e na arquitetura.


 Gráfica Artesanal
       O movimento também revoluciona as artes gráficas. Morris entra de sócio em uma gráfica artesanal, trabalhando mais ou menos como trabalhava Gutemberg. O principal designer gráfico da gráfica era Walter Crane.

Trabalhos de Walter Crane.


       As fontes criadas no período faziam forte referência ao período gótico. Para Morris, os tipos (fontes tipográficas) deveriam ser desenhados por artistas e não pelos engenheiros que conduziam a fabricação dos tipos móveis.




Influências
      O movimento foi bastante importante e influenciou o design para sempre. Os movimentos subsequentes utilizaram-se de várias ideias do Arts & Crafts - o Art Nouveau e o Art Deco, principalmente na França, com suas ramificações na escola de Glasgow (Escócia) e no Jugendstil (Alemanha);  e também a Werkbund e a Bauhaus , os berços do modernismo no Design.
       O móvel norte americano teve bastante influência do movimento, entretanto era menos sofisticado que o inglês. Enquanto no Brasil o móvel rústico tendia para o barroco, nos Estados Unidos tendia para o Arts & Crafts. As idéias do Movimento promoveram a criação de Liceus de Artes e Ofícios em todo o mundo, inclusive no Brasil. Estes liceus são os precursores das escolas técnicas e tecnológicas que temos hoje mundo afora.

       Até a próxima.




3 comentários:

  1. Great article! This is the type of info that
    are meant to be shared across the net. Disgrace on Google for now not positioning this put up higher!
    Come on over and discuss with my site . Thank you =)
    Feel free to surf my web blog :: nikon

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante!Obrigda por compartilhar informacoes de uma forma muito legal!To pesquizando pra um trabalho e achei o seu site!x

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante!Obrigda por compartilhar informacoes de uma forma muito legal!To pesquizando pra um trabalho e achei o seu site!x

    ResponderExcluir