Quem sou eu

Minha foto
Umuarama, PR, Brazil
Desenho, Design e Artes Visuais.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Marcas, Logotipos, Logomarcas, Brasões e etc. (Trademarks, logos, coats and so on)

Olá a todos!
Hoje a idéia é discutir a criação de marcas. Vou aproveitar para ir ilustrando com marcas que criei durante a carreira, sozinho ou em conjunto com as equipes dos estúdios dos quais fiz parte. Foram muitas marcas criadas.

Como Aprendi.
Além da formação em desenho industrial, tanto em nível técnico quanto superior, tive a felicidade de estagiar e trabalhar com um dos Pioneiros do Design no Paraná - Rubens Sanchotene - e observei a criação de diversas marcas. Rubens Sanchotene é autor de duas marcas que são referência no design gráfico do Paraná, a da Sanepar (que foi levemente reformulada, mas continua igual em essência) e a da Casa Dos Freios. E mais de uma centena de outras marcas.

A primeira vez a gente nunca esquece.
A primeira marca que fiz sozinho, profissionalmente e mais importante, remuneradamente, foi em 1994, para uma panificadora de Curitiba que ficava na praça 19 de Dezembro (A Praça do Homem Pelado).
A marca foi criada na prancheta, usando esquadros e compasso.
Dominado o desenho geométrico e a composição!
A marca acima foi feita a moda antiga, criado no papel com desenho geométrico, passada a nanquim em cartão triplex, com as letras solicitadas numa empresa de fotocomposição (lembram disso?). Depois fotografada por um profissional que fazia as impressões para serem coladas nas artes finais que eram montadas a mão sobre cartão, com os desenhos feitos a nanquim e as letras ou em fotocomposição ou decalcadas das cartelas Letraset (Ufa!). Era difícil mas o designer gráfico era muuuuuuito melhor remunerado.

Dominar o desenho geométrico e a teoria de composição gráfica é essencial para criar marcas, seja no computador, seja na prancheta. Isso é o que diferencia uma marca profissional de uma amadora.

Outras feitas à moda antiga, na prancheta, com esquadros e compasso.
Coisa de Lôgo!!
A princípio um logotipo é uma assinatura institucional. Ou seja, o nome da empresa escrita de uma forma só dela. Marca, ou mesmo marca-símbolo, seria um desenho com a mesma finalidade. Logomarca é um neologismo, normalmente utilizado quando a empresa utiliza um desenho mais um logotipo - o termo atualmente não é bem quisto. Em alguns casos fica muito claro, por exemplo, Coca-Cola é um logotipo, Bradesco é uma marca e um logotipo. Temos ainda escudos, brasões e outros termos. Mas, no fim das contas, ninguém usa nada disso direito, nem mesmo no campo profissional, mesmo porque não há um consenso entre os "filósofos" da área para classificar os desenhos.  
Buona Vita. Com o tempo a interferência causa pelo desenho atrás foi eliminada, ficando, daí sim , apenas o logotipo  Buona Vita.

Um exemplo de como colocar um carrinho numa marca de  peças automotivas.  Não é muito fácil, normalmente fica parecendo uma marca amadora.

Um loja de telecomunicações. A marca representa  a comunicação global e um onda eletromagnética.

Direito autoral de marca. Isso existe?
O autor de uma marca é o seu criador, que pode ser um indivíduo ou uma equipe. Ele detém o direito autoral. E só! O direito de uso é do contratante, daquele que encomendou o desenho. O autor da marca a princípio recebe apenas por sua criação. O comprador do desenho é quem pode utilizá-la. Existe a possibilidade de registro da marca. A marca registrada garante que, se sua marca foi utilizada por terceiros ou plagiada, você estará protegido por leis internacionais. O criador da marca não pode utilizá-la para outro cliente ou para si mesmo. Pode, no máximo, colocá-la em seu Portfólio ou em mostras de seu trabalho. Pelo menos, é assim que eu entendo.
Adicionar a Goilden Gate Bridge a marca não foi uma tarefa fácil, dado ao grande número de desenhos registrados no mundo representando a famosa ponte de São Francisco a Sausalito, na califórnia.
Temas
Uma marca pode representar uma coisa só, muitas coisas ou até coisa nenhuma, do ponto de vista figurativo. O sonho de consumo de todo cliente é: 
"Eu quero uma marca igual a da Nike, para depois eu poder usar só o desenho e todo mundo saber o que é!".
Com certeza todo designer que cria marcas já ouviu isso ao menos uma vez. Eu já ouvi várias vezes. Isso é mesmo o ideal! Mas pessoal, é óbvio que só o um bom desenho está longe de ser suficiente para atingir este nível. A publicidade envolvida é fundamental para as pessoas entenderem o que o desenho representa.
A idéia aqui é representar uma matriz matemática, representado o nome da empresa  com elementos que representam o desenvolvimento humano.
Palms - Um restaurante de frutos do mar, em Curitiba. Pode-se dizer que é um brasão ou um escudo.

Aproveito e posto aqui o pertinente comentário do leitor Roger Marcos Simonel:

"Muito bom, mas sobre brasões, apesar de aqui no Brasil não se ter mais leis a respeito disso, existem regras que definem o que é brasão - isso chama-se heráldica" -  

Em tempo. Brasões são aqueles conjuntos de figuras que compunham os escudos de família, corporações, cidades, etc - essa marca, apesar de ser popularmente chamada de brasão, é uma heráldica.

Obrigado Roger.

Aqui a idéia é transmitir força e mostrar um animal selvagem da fauna local.


Mais bichos
Tenho dois irmão veterinários e, consequentementea um monte de amigos veterinários que trabalham nas mais diferentes frentes e projetos. Assim, colocar animais nas marcas quase virou uma especialidade.




Por hora é isso. Até mais.


9 comentários:

  1. legal essa materia sobre logomarca
    tras um pouco de noçao sobre o assunto

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela visita e fico feliz que tenha gostado da matéria.

    ResponderExcluir
  3. eu estou estudando sobre logomarcas e essa matéria vai me ajudar bastante! Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, mas sobre brasões, apesar de aqui no Brasil não se ter mais leis a respeito disso, existem regras que definem o que é brasão - isso chama-se heraldica

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, mas sobre brasões, apesar de aqui no Brasil não se ter mais leis a respeito disso, existem regras que definem o que é brasão - isso chama-se heraldica

    ResponderExcluir
  6. Olá! Queria saber o seguinte, se a empresa contrata o ilustrador para desenvolver uma logomarca mais ou menos ideallizada, e o ilustrador faz e entrega. durante a edição a empresa faz uma pequena alteração. Pode? É ético?

    ResponderExcluir
  7. Boa pergunta. Eu não acho muito ético... Mas é comum o cliente não gostar do resultado e pedir a um outro designer para "arrumar".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu trabalho é voluntário.
      Iniciei esse trabalho há seis anos atrás. Hoje estou parado,, fisicamente. Criei grupos no WhatsApp, 3 locais,grupo distinto.
      Agora quero unificar e criar um logo

      Excluir
  8. quero um logo usando brasão da familia para informatizar a terceira idade. On-line, via whatsApp.

    ResponderExcluir