Quem sou eu

Minha foto
Umuarama, PR, Brazil
Desenho, Design e Artes Visuais.

quarta-feira, 28 de março de 2012

ILUSTRAÇÃO (Illustration)


Chamamos de ilustração uma imagem utilizada que exemplifica algum conteúdo ou adiciona algum tipo de informação. Uma ilustração pode ser um desenho, um gráfico, uma fotografia ou qualquer outro tipo de material técnico ou artístico que possa exemplificar ou explicar algo.
Podemos dizer que a ilustração é um tipo de “arte comercial. É feita com um objetivo predeterminado. Podemos até dizer que o ilustrador é um artista, mas, enquanto o artista plástico tem total liberdade de criação, o trabalho do ilustrador sofre influência de um cliente, de um editor ou de uma equipe.


Ilustração fotográfica.
Esse tipo de ilustração é muito utilizada pela imprensa em geral, em matérias jornalísticas. Por ser de rápida obtenção a fotografia (ou mesmo a vídeo captura, ou filmagem) é bastante utilizada por revistas ou jonais com caráter jornalístico. Também é possível construir cenas artificiais, com massa de modelar, por exemplo, para conseguir resultados fotográficos de temas, através de um modo mais divertido.




Retrato

Embora o nome retrato seja utilizado também para as artes plásticas em geral, chamamos de retrato a ilustração que representa uma pessoa. Pode ser uma fotografia, um desenho ou uma caricatura.
Retrato a traço da Atriz  Hayden Panettiere, que atuou como a Claire No Seriado "Heroes".

Caricatura do Ator Tom Cruise  



Charge ou cartum
A princípio, charge e cartum são sinônimos. No Brasil costumamos chamar de charge desenho com caráter caricatural, debochado, utilizado como crítica social. O termo cartum é mais utilizado para personagens de tiras de quadrinhos ou de desenhos animados. Entretanto, o ilustrador que dedica-se a esste tipo de arte pode ser chamado tanto de chargista quanto de cartunista.

Exemplo de Charge. Desenho cômico, caricatural e normalmente com caráter crítico ou debochado.

Exemplo de cartum. Os desenho do tipo cartum popularizaram-se a partir da década de 1930 com desenhos animados como Mickey, Pernalonga, Tom & Jerry e Popeye.


Ilustração técnica e científica
Trabalhos técnicos e científicos utilizam-se da Ilustração para ajudar a esclarecer um conteúdo. O mesmo acontece para projetos técnicos. Nem sempre o desenho para artigos técnicos precisa ser enquadrado no desenho técnico. A biologia é uma área onde a ilustração técnica normalmente tem caráter artístico.

Cabeça de Urubu-rei ilustrada a lápis de cor.



Ilustração Infantil
Um dos tipos mais difundidos de ilustração é a que aparece em materiais voltados para crianças. O desenho ajuda a criança a entender conceitos, a formar conhecimento e despertar a curiosidade. Por isso é muito utilizado nos mais diversos tipos de materiais infantis.





Ilustração Realista
Podemos dizer que quanto mais uma ilustração desenhada se aproxima de uma foto, mais realista ela é. Isso é subjetivo. Pode-se obter certo grau de realismo apenas com traços.
Mão à traço.

Taiassuídeo (porco selvagem) desenhado com grafite.
Pode-se dizer que os dois desenhos acima são realistas, podemos dizer até que um é mais realista que o outro, mas isso vai defender do que estamos a julgar. Se são os contornos, as cores, as proporções, etc...


Figurativa ou abstrata.
Uma ilustração é chamada de figurativa quando representa algo concreto, mesmo que imaginário. Por exemplo, o desenho de um dragão ou de um cachorro. Abstrata é uma ilustração na qual não se pode identificar o seu conteúdo. É um conjunto de formas ou cores que podem ate representar uma ideia ou conceito, mas que não pode ser identificada como um ou mais objetos concretos.

Exemplo de ilustração figurativa. Apesar do Saci-Pererê  ser um ente imaginário, a ilustração acima pode ser considarada figurativa, pois representa algo concreto.
A ilustração acima é abstrata. Ela até pode transmitir sensações, mas não é identificável como uma figura concreta.


Algumas vantagem de se Ilustrar um Conteúdo:
Ajudar a esclarecer o conteúdo;
Transmitir informações de forma divertida ou didática;
Auxiliar processos de aprendizagem, como por exemplo na alfabetização;
Popularizar temas complexos;
Enriquecer visualmente os trabalhos.


Por hoje é isso!



Um comentário:

  1. OIIII prof. !!!

    MUITO LEGAL , VC É QUEM FEZ TODAS AS ILUSTRAÇÕES, PARABÉNS!
    SÃO NÃO VAI NOS PEDIR PRA FAZER ISSO NO BLENDER NÉ...HEHEHEHEHE
    ABRAÇOS,
    REGINA

    ResponderExcluir