Quem sou eu

Minha foto
Umuarama, PR, Brazil
Desenho, Design e Artes Visuais.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

DESIGN E SUSTENTABILIDADE ?

Recentemente lancei o livro "Design e Sustentabilidade: que história é essa", pela editora Appris. 


Esse livro é derivado de minha dissertação de mestrado e de dois artigos publicados em revistas científicas, que após revisados resultaram no texto da obra.

Compartilho aqui parte da introdução ao artigo O PASSADO E AS PERSPECTIVAS FUTURAS DA RELAÇÃO ENTRE DESIGN E SUSTENTABILIDADE" escrito em parceria com a professora Diane Belusso, publicado na revista Faz Ciência em 2020.


Se por um lado, nestas primeiras décadas do século XXI o design é apresentado como detentor de ferramentas para a sustentabilidade, por outro, essa atividade é historicamente ligada à produção industrial, tida como uma das principais responsáveis pela degradação ambiental. Diante deste raciocínio, há o questionamento acerca de como a atividade do design, que até recentemente esteve apenas e majoritariamente alinhada a práticas historicamente voltadas para a degradação ambiental, pôde, contemporaneamente, alinhar-se ao desenvolvimento sustentável. 

[...]

 O desenvolvimento estético e pragmático do design, durante a modernidade, se voltou para a promoção da sociedade de consumo de bens industrializados, de modo tal que a função e forma afetam diretamente as dimensões humanas da necessidade e do desejo, respectivamente por uma associação entre motivações econômicas objetivas e subjetivas, atreladas à produção e ao comércio de objetos responsáveis por configurar a identidade do sujeito moderno. Assim, a atividade de design contribuiu para a degradação ambiental, através de sua proximidade com a indústria, determinando em parte os processos produtivos degradantes, e também por meio de ideologias estéticas, que influenciaram o desejo e contribuíram para a formação da sociedade de consumo; acredita-se, ainda, que na atualidade o design começa a trabalhar preocupado com o meio ambiente, não só devido à consciência dos designers, mas por pressões sociais e para a própria sobrevivência da profissão. 

Mas será mesmo que o design rompeu seu papel histórico de aliado de uma indústria produtivista, para passar a ser o detentor de um protagonismo cultural voltado para uma sociedade mais sustentável? 


Mangini, Claudio & Belusso, Diane. O PASSADO E AS PERSPECTIVAS FUTURAS DA RELAÇÃO ENTRE DESIGN E SUSTENTABILIDADE. DOI  - 10.48075/rfc.v22i36.25197. Revista Faz Ciência, VL  - 22 - 2020/12/16

O artigo completo pode ser lido em: 
https://www.researchgate.net/publication/350002486_O_PASSADO_E_AS_PERSPECTIVAS_FUTURAS_DA_RELACAO_ENTRE_DESIGN_E_SUSTENTABILIDADE

ou em: 
https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/25197



Nenhum comentário:

Postar um comentário